
Integração de Indicadores que impactam na aprendizagem curricular
Eixo 1 - Fortalecimento da Avaliação Externa Formativa
O fortalecimento da avaliação externa formativa é um eixo fundante para o professor durante o ano letivo. Tem como referência metas dos mapas curriculares assessorados pelo SIAC, fundamentados na BNCC. O diagnóstico é censitário e proporciona uma visão do estágio de aprendizagem de cada aluno. Uma segunda fase é a análise dos resultados de aprendizagem pelo professor, gestão escolar, SME, famílias e gestão executiva do município, evidenciando os desafios que o modelo educacional tem que desenvolver.
O SIAC atua com assessoria para construção de instrumentais de avaliações formativas, da proficiência em alfabetização preventiva (até o 2º ano), da proficiência em alfabetização corretiva (até o 9º ano), da proficiência em Língua Portuguesa, da proficiência em Matemática. No decorrer da assessoria o SIAC tem como intenção desenvolver ações de proficiência com todos os componentes curriculares clássicos da BNCC. Essas avaliações periódicas são fundamentais para medir o progresso dos alunos, identificar lacunas no aprendizado e promover intervenções precoces quando necessário.
1
Diagnóstico Inicial
Ocorre duas vezes ao ano. Tem como objeto identificar a real condição de aprendizagem dos alunos.
2
Proficiência em Alfabetização Preventiva
Realização de avaliações formativas de alfabetização até o 2º ano.
3
Proficiência em Alfabetização Corretiva
Realização de avaliações formativas de alfabetização até o 9º ano.
4
Proficiência em Lingua Portuguesa
Realização de avaliações formativas em lingua portuguesa de alunos do 2º ao 9º ano
5
Proficiência em Matemática
Realização de avaliações formativas em matemática de alunos do 2º ao 9º ano
Eixo 2 - Fortalecimento da Gestão Escolar
O fortalecimento da gestão escolar é um eixo fundamental para o sucesso da educação. Visa qualificar a gestão das escolas, garantindo a utilização eficiente dos recursos e a implementação de estratégias de gestão que apoiem a ação docente do professor, favorecendo o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
O protagonista deste eixo é o gestor, a “mitocôndria que gera energia na célula do organismo escola”, para tanto a assessoria do SIAC identifica e desenvolve 9 fatores no perfil da liderança escolar.
As principais ações incluem a identificação criteriosa do perfil do gestor escolar; a adequação do perfil a tipificação da escola; A formação contínua em serviço do perfil; O desenvolvimento das autonomias pedagógica, administrativa e financeira da escola.
Estas ações são amparadas metodologicamente pelo SIAC através da SME, respeitando a autonomia municipal.
1
Fatores do Perfil do Gestor Escolar
Identifica o estágio de desenvolvimento dos 9 fatores do perfil que impactam na liderança da gestao escolar. Ocorre em duas etapas:
1º
1. Avaliação Teórica
Avaliação teórica focada em saberes de gestão educacional, com critério mínimo de acertos.
2º
Avaliação Situacional
Avaliação Situacional, diante cenários que simulam desafios do mundo escolar, analiando-se os macro fatores do perfil desejado.

2
Adequação do Perfil a Tipificação da Escola
Identificado o perfil, análise e convite a determinada escola com tipificação de atendimento que se assemelhe ao perfil identificado
3
Formação em Serviço dos Gestores Escolares
Capacitação dos gestores escolares. Tem como referência o desenvolvimento dos 9 macrofatores do perfil a partir da integração metodológica dos 13 macro e micro indicadores da escola. É coordenada pela SME com assesoria do SIAC. Ocorre durante o ano letivo e tem como produto o plano do gestor escolar.

Metodologia da Formação em Serviço
Abordagem exclusiva baseada em macrofatores do perfil do gestor escolar a partir da integração de macro e micro indicadores da escola.

Integração de Indicadores
Desenvolvimento potencializado pela integração e análise de macro e microindicadores educacionais, possibilitando estratégias adequadas

Planejamento Estratégico
Formação estruturada a partir das evidencias obtidas na integração de macro e micro indicadores tendo como referência o apoio a ação docente do professor.
4
Autonomias Escolares
Garantia mínima às escolas das condições de trabalho pedagógico, administrativo e financeiro.
5
Assessoria da SME à Escola
Visitas da SME as escolas amparadas em estudo das evidências dos macro e micro indicadores de cada unidade escolar
Eixo 3 - Fortalecimento da Ação Docente
O eixo de fortalecimento da ação docente é referencial para todas as ações desenvolvidas nos demais eixos. O protagonista central é o professor. Caracteriza-se pelo apoio e valorização da ação docente. Fornece a SME e gestão escolar uma matriz composta por 11 ações, 10 de apoio mínimo necessário e 1 de valorização e reconhecimento aos resultados alcançados.
1
Análise dos Resultados de Aprendizagem
A análise dos resultados de aprendizagem permite identificar as áreas de maior e menor desempenho dos alunos, fornecendo dados cruciais para ajustar as práticas pedagógicas e garantir um ensino eficaz e personalizado. A análise dos resultados de aprendizagem é uma ação de um macro indicador que perpassa os quatro eixos estruturantes

2
Formatação Estratégica de Turmas
A formatação estratégica de turmas possui vários critérios, entre eles a análise de aprendizagem dos alunos visa promover um ambiente equilibrado e inclusivo, facilitando o trabalho pedagógico dos professores.
3
Preferência da Lotação Docente em uma Única Escola.
A lotação máxima da carga horária do professor evita sobrecarga e gera identidade, equilibrando suas responsabilidades. A identificação do seu perfil permite a opção compatível a turma, garantindo as condições mais adequadas a sua docência.
4
Mapas e Metas Curriculares Anuais por Série
Mapas e metas curriculares anuais por série organizam e orientam o ensino, proporcionando uma estrutura para o desenvolvimento das competências e habilidades exigidas em cada ano letivo, garantindo um progresso contínuo e bem planejado.
5
Material Didático Estruturado por Série
O material didático estruturado por série oferece aos alunos e professores recursos organizados e adaptados para cada etapa de seu aprendizado, assegurando que o conteúdo alinhado aos mapas curriculares seja adequado às suas necessidades cognitivas e de desenvolvimento.
6
Rotinas de Aula
As rotinas de aula são práticas organizadas e consistentes que guiam o planejamento e a execução das atividades diárias, promovendo um ambiente de aprendizagem previsível e produtivo para os alunos.
7
Formação em Serviço dos Professores
A formação em serviço dos professores visa o aprimoramento contínuo de suas competências pedagógicas, tendo como referência os mapas curriculares, a análise dos resultados de aprendizagem por série, o material didático estruturado dos alunos, troca de experiências docentes, oferecendo atualizações constantes sobre novas metodologias e práticas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos.
8
Kit Pedagógico do Professor e do Aluno
O kit pedagógico do professor e do aluno fornece ferramentas e recursos essenciais para o ensino e a aprendizagem, garantindo que tanto professores quanto alunos tenham o suporte necessário para o processo educacional.
9
Planejamento de Atividades Pedagógicas Personalizadas
O planejamento de atividades pedagógicas, baseado na análise dos resultados de aprendizagem é ponto de partida para compreender o aluno e a dinâmica da sala de aula, permitindo o professor personalizar o ensino, focando nas necessidades individuais ou de grupos específicos de alunos para promover avanços significativos.
10
Assessoria Docente da Coordenação Pedagógica e SME
A assessoria docente da coordenação pedagógica e da SME oferece suporte contínuo aos professores, orientando-os sobre práticas pedagógicas, metodologias eficazes e estratégias de ensino alinhadas às diretrizes educacionais.
11
Gratificação Financeira por Desempenho
A gratificação financeira por desempenho reconhece e recompensa o esforço e os resultados Alcançada pelos professores, dela depende o incentivo financeiro dos gestores escolares , motivando todos a manter um alto nível de dedicação e excelência no processo de ensino-aprendizagem.
Eixo 4 - Nucleação das Escolas
A nucleação das escolas é um eixo que visa gerar identidade por nível escolar, permitindo um atendimento especializado. Este processo considera as etapas de ensino, as idades dos alunos, a adequação do espaço físico as faixas etárias dos alunos, a garantia dos componentes curriculares clássicos obrigatórios por turno, a estruturação metodológica de séries de transição, o respeito a opção da família pelo turno de atendimento, a proximidade com as residências dos alunos.
O objetivo principal é adequar o perfil da gestão a especialidade do atendimento da escola na região.
1
Escolas Especialistas por Região
Garantia por região:
-
Escola especialista I - educação infantíl
-
Escola especialista II - anos iniciais
-
Escola especialista III - anos finais
2
Estruturas Físicas Adequadas às Faixas Etárias
-
Escola especialista I - 6 meses aos 5 anos
-
Escola especialista II - 6 aos 10 anos
-
Escola especialista III - 11 aos 15 anos
3
Garantia do Acesso aos Componentes Curriculares Clássicos
-
Oferta dos componentees curricuares classicos por turno na região
4
Profisionalização da Gestão Escolar
-
Adequação do perfil da gestão escolar ao atendimento especializado por etapa de ensino
5
Estruturação Metodológica de Séries de Transição
-
Infantil V
-
2º ano
-
5º ano
-
9º ano